Dependência Química

A dependência química é uma doença primária, progressiva e crônica provocada por uma reação química no metabolismo do corpo;

Primária, pois não deriva de outra morbidade, e porque pessoas dependentes devem ser tratadas da dependência antes de poder tratar os outros problemas relacionados a ela.

A Progressividade da doença ocorre pelo fato de o indivíduo desenvolver tolerância ao álcool e às drogas, evoluindo para estados de maior gravidade se não for estacionada.

A doença é crônica no sentido de que a dependência não deve ser encarada como um único ataque agudo, mas pelo seu caráter permanente, com uma vulnerabilidade contínua aos sintomas da recaída.

?O tratamento antidroga é dividido em três fases: desintoxicação, diagnóstico dos fatores que levaram o indivíduo à dependência e controle dessa mesma dependência, que pode incluir uso de medicação, é importante deixar bem claro que apesar da dependência ser uma doença, é necessário que o dependente tenha total responsabilidade pelos seus atos, a família não pode proteger em demasia, ele precisa tomar consciência e assumir também a responsabilidade pelo seu tratamento mas, existe sim tratamento com êxito – contínuo e permanente.